NaBorda Exposição

1
29
views

O SESC Consolação recebe nove coletivos urbanos da cidade de São Paulo, que trazem para o ambiente expositivo uma síntese de suas intervenções na cidade de São Paulo realizadas entre abril a junho /2012. Intervenções e bate-papos especialmente desenvolvidos para a unidade estarão abertos ao público de 3 de julho a 11 de agosto.

A exposição NA BORDA reúne nove coletivos artísticos de São Paulo em torno da prática e da reflexão sobre a intervenção urbana hoje e que traz para o espaço expositivo intervenções realizadas em espaços públicos da cidade ao longo dos últimos três meses pelos os grupos Bijari, Projeto Matilha, C.O.B.A.I.A., Contrafilé, EIA, Esqueleto Coletivo, Frente 3 de Fevereiro, Nova Pasta e Ocupacidade.

NA BORDA/Intervenções aconteceu no terreno urbano. Ruas, praças, terrenos abandonados, parques… campos possíveis para o desenvolvimento de ações diretas que expressam como cada coletivo pensa e atua artisticamente. Assim, o projeto é uma grande celebração ao encontro da cidade com a arte, e do público “não-iniciado” com a produção da arte contemporânea.

No SESC Consolação, a exposição NA BORDA procura pensar a condição da intervenção urbana hoje. Algumas questões se colocam: será que o espaço público urbano continua a ser um terreno fértil para reelaborar poeticamente a vida? Que mudanças se operaram nos últimos anos em relação à prática de intervenção urbana?

Na exposição, criações poéticas no espaço urbano deparam-se com um novo desafio: como ativar as forças da rua no espaço expositivo? Como recriar a força de ruptura das intervenções num espaço institucional com todos os seus dispositivos cognitivos? Como manter o ponto de interrogação das intervenções numa proposição de registro e contextualização histórica?

NA BORDA se propõe atualizar o encontro entre grupos que atuam criando novas formas de representação e de trabalho colaborativo e coletivo. Os atritos, alianças e fluxos possíveis para este encontro podem inaugurar uma nova fase de desenvolvimento da produção coletiva em São Paulo.

Deste modo, a mostra NA BORDA oferece para a cidade oportunidade única de acompanhar a ação dos principais coletivos artísticos em atuação e promove um marco para discussão sobre as práticas colaborativas, coletivas e de intervenção urbana.

Previous articleProgramação
Next articleO Desaparecido
SHARE

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your name here
Please enter your comment!